Blog

supersugoi.net agora em inglês!

announcement

Desde sua criação há um ano e meio, supersugoi.net passou por várias mudanças. A coluna direita, o plano de fundo, o logo (na época do Natal). A mudança mais recente foi um layout novo (com cores, images de destaque e logo todos novos) e uma  reforma das categorias, que  consequentemente refletirá no conteúdo do site. Todos os nossos posts antigos ainda estão no ar, e foram redistribuídos nas quatro grandes categorias acima.

Pretendemos, assim, que o supersugoi.net seja um site sobre jogos, jogos independentes, animes e anime action figures, em vez de ser um site sobre assuntos diversos.

Nós também estamos inaugurando uma versão em inglês do site, com conteúdo distinto dessa versão em português. O motivo é bastante simples: nos últimos meses conheci um grande número de pessoas que tinham os mesmos hobbies que eu, e portanto tinham interesse nos artigos aqui do SuperSugoi. O fato de o conteúdo de site estar disponível somente em português prejudicava as visitas: nenhuma dessas pessoas sabia ler em português. Alguns tentaram inclusive usar tradutores automáticos.

Além disso, inglês é basicamente uma “língua que todos entendem”. Nossa intenção é que o conteúdo do site esteja disponível para o maior número de pessoas possível.

Se você tem sugestões relacionadas a posts, melhorias para o site, ou quer pedir a tradução de um artigo que ainda não foi traduzido, não hesite em entrar em contato conosco.

Para visitar nosso site em inglês, clique aqui –> en.supersugoi.net/ss_en.

SuperSugoi Reforma

2443

O SuperSugoi passou por um período de mudanças nesse mês de dezembro. Depois de sete meses de adaptação com o servidor e com as ferramentas que tínhamos disponíveis, conseguimos arrumar o site de uma maneira que ele ficasse deveras agradável.

Raízes de árvores, pontes naturais

1949

Apesar de não parecer, estas pontes que mostramos aqui estão vivas. São raízes desse tipo particular de árvore que crescem de forma peculiar, possibilitando que pontes naturais vivam sejam feitas e sejam fortes o suficiente para serem usadas para tal propósito.

Fotos noturnas de tráfego aéreo

1934

Há alguns anos atrás eu fiz um curso de fotografia em preto e branco e lembro de ter ficado impressionada com um certo tipo de foto feita por meio de uma longa exposição do filme fotográfico à luz. O professor mostrou várias fotos de um céu à noite cujas estrelas não eram somente pontos, mas traços luminosos percorrendo o céu escuro.

Especial Instructables #12

1464
Não podemos esquecer que nos Instructables temos muito mais do que somente receitas de cupcake. Lá é possível encontrar até como fazer um simples garfo virar um bracelete. Ou então como esconder o seu iPad dentro de um livro, imitando muitas vezes o que vemos em filmes.

Popularização da cultura nerd

1261

Como eu sou da área de Estudos Culturais e como sou conhecida como um pessoa que joga muito videogame e ouve 8bits, pediram-me que “falasse um pouco” sobre cultura nerd ou cultura geek, da minha perspectiva de pesquisadora de games.

Especial Instructables #10 – Cupcake Special

839

\o/ Nossa décima edição dessa compilação de ideias do Instructables, que continua com o festival de receitas de cupcakes que escolhemos durante a competição de cupcake. Sobre o vencedor? Bem, o vencedor, pelo que vi, fez uma receita de cupcake com drinks irlandeses e cremes tradicionais deles, e não achamos tão interessante para colocar aqui. Mesmo porque é uma receita meio difícil, dada a natureza dos ingredientes. Cupcakes de Portal são bem mais interessantes! :)

Especial Instructables #9 – Cupcake Special

1199

Gosta de cupcakes? O Instructables está fazendo dessa vez uma competição de cupcakes. Diariamente muitas receitas estão sendo colocadas lá e estamos recebendo no e-mail ideias extremamente interessantes de receitas desse tipo de bolinho. Como elas são muitas, ficaria um post muito comprido e maçante. Então decidimos dividir em três (pelo menos, não sabemos mais quantas receitas irão para o Instructables até o fim da competição). Esse post é o primeiro do especial Cupcake!

Como Penso Jogos

981
Fiz esse texto em resposta à um desafio que o dono do blog Intersemiótica me propôs. Depois de uma longa discussão com ele em relação à games serem considerados literatura (discussão que pode ser verificada no próprio post, por meio dos comentários), Ernesto Diniz me fez o desafio de escrever um texto em que eu explicitasse minha abordagem, minha maneira de ver os jogos eletrônicos. Fiz o texto, mas o Ernesto ainda não me respondeu. Como sempre tive em mente divulgar aqui aquilo que penso e pesquiso, decidi postar aqui esse texto, que viria a funcionar não só como uma resposta ao desafio proposto, mas como uma resposta ao próprio post do Ernesto.

Wii U – Eu Quero

960

Digam o que quiser. Podem falar que o controle é muito grande, que é feio, que é muito quadrado, que a tela não parece tão boa assim. Podem falar: a Nintendo está destruindo.

Especial Instructables #8

838
Nessa semana temos boas ideias de como aproveitar latas de tinta usadas e fitas refletoras e de como tornar um xarope para gripe “muito mais” gostoso.

E antes de mais nada: andei percebendo que várias pessoas estão procurando por um site igual ao Instructables, só que em português. Nós temos o DIY Brasil, que é um site similar, onde os usuários podem submeter DIYs e receitas.

Se você se interessar e quiser fazer qualquer DIY que eu sugeri aqui ou qualquer outro que você viu no site do Instructables e quiser as instruções em português, mande-nos uma mensagem pelo formulário de contato que eu traduzo para você.

Análise da Narrativa de Games

818

Decidi fazer esse post não em crítica a outras análises de narrativa de games que vi pela internet, mas como um complemento à discussão e como uma divulgação da minha própria pesquisa. Infelizmente, na área a qual pertenço, passar despercebido é um risco muito grande que um pesquisador não pode correr. Então, apesar de complicadas, decidi explicitar aqui minhas ideias, minha abordagem e minha pesquisa.

Emissora Fox em mais uma cruzada anti-videogame

718

Ontem, no dia do fim do mundo, vi um post no Kotaku que me deixou extremamente apoplética e imprevisível. Nele, tinha um vídeo de um debatezinho ridículo na Fox com relação aos games agora merecerem receber dinheiro público dos EUA para serem desenvolvidos. Nesse debate 100% parcial ANTI-VIDEOGAME, a Fox e seus convidados mostraram tal nível de ignorância que me levaram a pensar uma única coisa: “É por isso que não podemos ter coisas boas”.

Especial Galeria #4 – Hatsune Miku Cosplays

497

Dessa vez não me contive e fiz uma seleção bem grande de imagens para postar aqui. Mais de 60 imagens selecionadas a dedo das cosplays mais bonitas da Hatsune Miku. Na galeria tem desde modelos do vestuário original da Miku até algumas personalidades dela tanto criadas por fãs quanto criadas pela SEGA para o jogo Project Diva. Tanto a fotografia quanto os cosplay são superb, com detalhes impecáceis: até a sobrancelha elas pintaram.

Especial Instructables #5

490

Dessa vez voltaram no Instructables as receitas com bacon, mas eu resolvi dar uma filtrada e acabei achando algo interessante que eu até teria corangem de experimentar: bacon empanado.
Apesar de eu ter negado um pouco os outros DYI com bacon, eu gosto de bacon, como todo nerd.

Coincidência: queda da PSN e ataque ao DH no mesmo dia

362

Coincidência para mim, pelo menos que tenho relações com as duas coisas. Bem da verdade, a PSN estava fora fazia tempo. O DreamHost só aconteceu ser ser ddosed no mesmo dia em que eu vi que a Sony declarou oficialmente que dados de mais de 77 milhões de usuários tinham sido roubados por hackers, em uma brecha de segurança do sistema.

Isabela Boscov e o problema com suas críticas

346

Não sou cinéfila e também não sou especialista em cinema. Gosto de filmes, mas não é meu entretenimento favorito. Ainda assim, fico incomodada com certas críticas que vejo. Dessa vez, Isabela Boscov me incomodou um pouco e eu gostaria de dizer porquê. Não é porque ela elogiou Crepúsculo e criticou Watchmen. Não gosto de nenhum desses dois filmes, por gosto pessoal mesmo e não é por isso que eles sejam filmes ruins. O primeiro é entediante e o segundo trata de uma história envelhecida de maneira quase hermética. Mas essa é outra discussão, é minha opinião baseada em minhas leituras.

Aracnofobia

285

Eu sempre tive medo de aranhas, mas acho que dessa vez fiquei com um trauma de verdade. Até hoje estou tendo ilusões e delírios de aranhas subindo pelas paredes, fugindo pelo chão, fazendo ninho no meu cabelo e botando no meu ouvido (essa última, créditos para o Oatmeal).

Download de vídeos do Youtube

79

Sou usuária a algum tempo do Jdownloader e ele, apesar dos bugs que o java inesperadamente proporciona, sempre se mostrou útil em baixar coisas sozinho, tirando a preocupação do usuário. Um dia, sem querer, descobri que ele pode acabar com outra dor de cabeça que eu já tive outras vezes: baixar e guardar vídeos do Youtube.

MMD e Toy Story Meme

80

Pra quem não sabe, MMD é a sigla de um programa chamado Miku Miku Dance. Foi especialmente desenvolvido para animar modelos 3D de personagens famosas do universo otaku, como a própria Miku e todos os outros Vocaloids.