Hanazawa Kana é outra seiyuu (dubladora) cuja voz gosto muito e cujos personagens também gosto muito. Kobato, Sengoku Nadeko e Shiemi são algumas de suas personagens, ou seja, somente grandes papéis.
Outra coisa que eu andei percebendo muito depois que comecei a pesquisar sobre seiyuus foi que alguns deles tendem a se ligar a um determinado tipo de personagem. Existem aqueles seiyuus que tem uma gama muito grande de voz que chegam a fazer crianças, velhos e adultos, personagens bons, maus, violentos, enfim… Mas existem aqueles que sempre adicionam uma mesma aura de personalidade à personagem, por conta do tipo de voz. Esse é o caso de Satomi Arai, a primeira seiyuu que mostrei aqui, cuja voz rouca e sarcástica dela faz das personagens, que já são um pouco sarcásticas, mais sarcásticas ainda.
Hanazawa é uma dubladora que se ligou a um determinado tipo de personagem (por enquanto), pelo menos nos papéis dela que eu considero mais notáveis. Sua voz, suave e feminina, adiciona uma inocência a mais para as personagens que ela dubla. Um ar de ingenuidade de moça jovem. E até um pouco de dumbness implícita para algumas outras personagens.
E ela já fez quase um centena de papéis! Não conheço todos eles, mas percebi que em muitos animes que eu assistia sempre tinha uma voz feminina muito bonita ligada à uma personagem passível de afeição. Era a voz dela. Ela participou de séries inteiras, como Break Blade, Sekirei e Strike Witches. Ela também parece ser famosa, já vi ela em alguns hankings de top 10 seiyuu, e ela tem uma comunidade de fãs aqui.
Ultimamente, estou encantada com a dublagem e com a personalidade que ela está dando para a Shiemi, de Ao no Exorcist. Shiemi já é uma personagem sincera e um pouco tímida, a personificação da gentileza nesse anime de ação, e a voz de Hanazawa se encaixa perfeitamente. É uma personagem que faz muito “aaahhhss” e essa vogal da Hanazawa é muito boa. Um tipo de som que é bom de ouvir.
Outra personagem que tem um “hai!” muito forte que a dubladora faz muito bem é a Hanato Kobato de Kobato. Sendo um anime da CLAMP, já se espera que a heroína vá ter uma inocência peculiar e uma força de vontade do além. Kobato tem, é uma típica heroína da CLAMP, e a voz da Hanazawa tem um papel fundamental na construção da personagem. Mesmo porque não é a personagem que faz um “hai!” alto e cheio de empolgação, é a dubladora.
Quando comecei a ver a lista de personagens dubladas pela Kana Hanazawa, fiquei extremamente confusa pois muitas personagens que gosto e zelo são interpretadas por ela. Esse foi o caso de Sonohara Anri, Sengoku Nadeko, Kurashita Tsukimi e Shiomiya Shiori. Delas, somente a Tsukimi é protagonista. Mesmo assim, as que são personagens secundárias e supporting são destacáveis o suficiente para que eu ter prestado atenção e ter incluído elas na minha lista de melhores personagens. E a voz de Hanazawa esteve presente em todas. Mais tímida e reclusa com a Sonohara, um pouco off com Nadeko, talvez um pouco medrosa com a Tsukimi (até tem motivo para o medo, ela é quase uma close-in) e consistente com a Shiori. Com essa última personagem é possível ouvir muitíssimo a voz da Hanazawa, porque essa é uma personagem que não fala, mas pensa o triplo daquilo que fala e no anime podemos ouvir tudo isso.
Ah, sem contar que os animes dos quais elas fazem parte são animes ótimos. Respectivamente: Durarara!!, Bakemonogatari, Kuragehime e The World God Only Knows.
Por fim, gostaria de mencionar uma personagem que sai um pouco fora do perfil dessas todas outras que eu citei que é a Zange. Eu vivo em uma luta de amor e ódio por ela, porque ao mesmo tempo que ela me irrita, a razão de ser dela no anime é possibilitar que eu veja o lado engraçado da Tsumugi. Sem a Zange, a Tsumugi não soltaria algumas coisas que ela fala, o que é importantíssimo para a revelação da natureza de sua personalidade. Zange é uma menina que me irrita, que gruda no protagonista com argumentos somente fundados no corpo e na comida que ela faz; pior de tudo é que ela menospreza a Nagi. De qualquer maneira, é uma grande personagem e merece sua leva de crédito por preencher sutilmente o papel de um antagonista que funciona para os dois lados. Hanazawa dubla a Zange, e faz um ótimo trabalho com o tom de voz, deixando quase todas as falas da personagem cheias de malícia.
Em breve farei farei uma galeria de Kannagi. Tenha certeza de vir dar uma olhada.
Enfim, espero que com os exemplos de personagens que eu mostrei, eu tenha passado uma boa imagen da Hanazawa Kana. Se ela não fosse uma boa seiyuu, acho que não teria sido chamada para tantos papéis.
Fan facts (texto original aqui):
- Tem 1,58 m de altura
- Sua comida favorita é tarou seco
- Tem como habilidades mímica, mágica e o contar de histórias
- Gosta de tomar banho
- Gosta de homens com o cabelo escuro e que fiquem bem com terno e óculos
Site pessoal da seiyuu: aqui.
Link para um outro blog que tem um post sobre ela (em inglês): aqui – More than just moe. Aqui o autor do post faz meio que uma retrospectiva da vida dela (algo que eu realmente não gosto muito de fazer, mas fica a informação).
E eu não pretendia assistir Morita-San Wa Mukuchiki, mas quando eu vi que a Hanazawa vai fazer a voz da protagonista, mudei de ideia.
PS: Sim, não mencionei a Nessa. Fiquei triste com o rumo que as coisas tomaram, então resolvi me abstrair de Fractale. Sim, ela também dubla a Kuroneko, mas como eu já expressei meu desgosto em relação a ela e ao anime que ela provém, não vou me estender sobre a personagem.