Super Seiyuu – Suwabe Junichi

 Suwabe nasceu em 29 de março de 1972, é de Tóquio e é também conhecido como Kelvin Spicy (?). Dentre as muitas dezenas de atuações dele, entre anime e games, ele ganha destaque por esses três personagens:

 

Que eu praticamente não conheço e não me importo muito. Bom, eu assisti sim Fate/Stay Night e detestei. Anime com personagem burro é meio instragável para mim, por mais que a história seja interessante.

Esse persongem de Bleach eu também não conheço porque assisti só até o episódio 40 e enjoei. Também nunca vi Prince of Tennis porque não gosto de animes de esporte.

Então, porque faço um post desse dublador? Simples, porque eu conheço o lado B dele. E como em muitos LPs, o lado B é realmente aproveitável.

Suwabe possui uma atuação diversificada. Ele tem uma boa variação de voz que vai desde um tom autoritário de um militar de meia idade (como o Greed de FMA) até uma voz rouca de um personagem duvidoso (Undertaker de Kuroshitsuji). E pelos papéis dele colocado em destaque vemos que ele é big shot no mundo dos seiyuus. Mas o que eu observo na atuação dele está bem além disso.

Primeiro porque ele dublou o Fuuma, que é uma personagem normal à primeira vista, mas problemático à segunda vista. Ele é um dos protagonistas de X, e de ir para o lado negro da força (não é spoiler, todo mundo sabe disso), ele tem sentimentos duvidosos por Kamui, girando em círculos numa relação não resolvida de amor e ódio mútuo. Não gosto de X, mas assisti o anime inteiro há 5 anos atrás e confesso que fiquei assustada com o Fuuma. Eu já tinha lido o mangá e achava ele creepy, no anime minha opinião só piorou. E piorou exatamente porque Suwabe fez um trabalho digno o suficiente disso. Fuuma não é fácil. Até para as moças da CLAMP… deve ter sido difícil. Assombradas pela própria criação…

É… isso mesmo

Mas mais importante para mim é interpretação dele de Takashi Komuro, o personagem principal de High School of the Dead. Não só porque a voz dele é boa e combina com a personagem, mas é que combina demais. E o tom sério e assertivo que Suwabe põe nessa interpretação dá mais destaque nesse personagem do que em qualquer outro nesse anime. Takashi Komuro é um dos personagens mais sérios e “ponta firme” que eu já vi em um anime. Ele vai e faz mesmo e não move um átomo de exitação.

E isso é na verdade o que sustenta o anime High School of the Dead como uma das obras visuais sobre zumbis mais coerente com aquilo que eu espero ver de um obra dessas. E claro, essa seriedade de Kurono não poderia ser alcançada sem uma voz que fosse à altura. Pra mim, de todas essas aparições de Suwabe, é a melhor porque, como eu já falei outra vez, a personagem tem influência na atuação do seiyuu e o seiyuu só deve reforçar essa personalidade. Que é o que acontece no caso de Kurono.

Aliás, quem gosta de zumbis deveria ver esse anime.

Recentemente, Suwabe também trabalhou com dois personagens secundários que eu gosto, que é o Shuu Koibuchi, de Kuragehime e Tarou Jiroumaru, de Hanasaku Iroha (atualmente passando nessa temporada). Dois ótimos animes que já estão na fav list.

Mais informações sobre Suwabe Junichi:

Site com voz sample: aqui

Fan-site em inglês (ele tem uma fan base grande, muitas meninas gostam dele): aqui

Blog (está fora do ar no momento, mas fica o link): aqui

 

  • Paulo

    lol, eu nao sabia que o seiyuu do Grimmjow era o mesmo do Greed ( gosto demais dos dois)e do Takashi Komuro. Ele tambem faz aquele cara de cabelo verde de Fairy Tail que tem magia de runas. Ele disfarça a voz muito bem mesmo. Nao sei como nao percebi que do Greed era o mesmo do Grimmjow, os personagens até que são parecidos em personalidade. A luta do Grimmjow e do Ichigo é a minha preferida do anime. High School of the Dead começou bem e foi ficando ruinzinho no final, achei que faltou mais desenvolvimentos dos personagens.
    Episodio 1: Alunos normais; Episodio 2: Todos viram exterminadores e assassinos u.u

    • http://supersugoi.net Clarissa

      Mas essa mudança que é dahora. É esse tipo de gente forte e inteligente que sobrevive e não qualquer um.
      Foi ficando ruim pro final porque eles tentaram condensar umas partes do mangá para caber em 12 episódios.
      Se eles tivessem dobrado a temporada (em vez de dobrarem outros animes mais podres), teria ficado melhor.

      • Paulo

        rsrsrs cada um tem mesmo o seu gosto, eu já prefiro quando desenvolvem mais a historia mas sem ela ficar cansativa. Eu acho que esse é um dos motivos de One Piece fazer tanto sucesso, historias e personagens bem desenvolvidos. Pô entao pena que tiveram que fazer isso com High School of the Dead, com autor suando porque o anime alcansou rapido demais o manga e eles apertando um manga dentro de um anime kkkkk. Eles deveriam ter previsto isso.

        • http://supersugoi.net Clarissa

          Foda. Mas olha só, eu já não tenho mais paciência para ver Onepiece, depois de 60 episódios, apesar de eu reconhecer que é um grande anime e mangá. Quando o anime começou, o mangá já fazia muito sucesso então o investimento foi grande.
          O problema de HOTD não foi só isso não, tem mais. No anime eles resolveu apelar um pouco mais para o lado ecchi, que no mangá tem menos.
          Então eu não sei bem como que é esse planejamento de adaptação deles, mas é certo que é uma fórmula que não funciona para todos os mangás.
          Eu acho também que eles tiveram medo de o nima de HOTD não fazer sucesso. A impressão minha é que eles tiveram receio de se liberar no anime, entende? Igual o primeiro de Sket Dance. Tem uma diferença infernal do primeiro para o segundo epi. Medo de ficar como o mangá, ou de ficar muito melhor que o mangá, acho.

        • http://supersugoi.net Clarissa

          É. Mas olha só, eu já não tenho mais paciência para ver Onepiece, depois de 60 episódios, apesar de eu reconhecer que é um grande anime e mangá. Quando o anime começou, o mangá já fazia muito sucesso então o investimento foi grande.
          O problema de HOTD não foi só isso não, tem mais. No anime eles resolveu apelar um pouco mais para o lado ecchi, que no mangá tem menos.
          Então eu não sei bem como que é esse planejamento de adaptação deles, mas é certo que é uma fórmula que não funciona para todos os mangás.
          Eu acho também que eles tiveram medo de o anime de HOTD não fazer sucesso. A impressão minha é que eles tiveram receio de se liberar no anime, entende? Igual o primeiro de Sket Dance. Tem uma diferença infernal do primeiro para o segundo epi. Medo de ficar como o mangá, ou de ficar muito melhor que o mangá, acho.