A galeria dessa semana traz imagens de X/1999, um anime/mangá que hoje parece estar um pouco envelhecido, mas que na época foi um estouro para a CLAMP. Apesar disso, a arte da CLAMP continua sendo única e essas ilustrações de X aspiram conceito.
Até agora só foram mencionados nesse site animes e mangás atuais, dessa década; até que eu resolvi falar de Suwabe Junichi, o dublador do Komuro de HOTD e do Fuuma de X. E isso me remeteu ao passado em que eu assisti e colecionei o mangá de X, veiculado aqui no Brasil pela JBC, a um preço ultrajante de R$12,00 o volume (isso em 2004). Eu não terminei a coleção do mangá, mas assisti o anime inteiro e não gostei muito. Na verdade, achei a ideia toda uma bobagem e o conflito estúpido. Só o desenvolvimento do protagonista Kamui foi significativo para o anime, porque
Mas se você é uma pessoa fã da CLAMP, deve certamente assistir esse anime ou ler o mangá. Eu recomendo o mangá porque no anime tem muita censura. Uma vez que a arte da CLAMP é muito rebuscada, eles priorizam os detalhes. Como o anime veiculado na TV deve passar por avaliações em relação à segurança das imagens, algumas coisas acabam cortadas ou não mostradas, como
O traço da CLAMP sempre foi muito característico delas, e elas sempre o mantiveram assim. Ainda em animes mais atuais delas como Kotabo. é possível ver esse traço. Mas em X, na minha opinião, elas deviam estar muito melancólicas, então o traço e as formas delas estãso muioto mais aguçadas em qualquer outro mangá da CLAMP que eu li. É possível perceber isso nessas imagens. Esse traço é tão obtuso, tão incisivo que para mim, para meus olhos, algumas imagens chegam a distorcer a personagem, no maior expressionismo.
Para mim hoje as imagens de X que vemos aqui tem outro significado que não é somente de ilustração de art book. Elas de certa maneira envelheceram, mas também amadureceram e hoje não são apenas imagens, mas são também um conceito, cheias de expressão e significado.