Especial Instructables #6

A seleção de Instructables semanais está um pouco atrasada dessa vez, então teremos 4 DIY nessa postagem + uma postagem extra com vídeo. Para compensar os dias de atraso.
Dessa vez não tem bacon, não tem ovo, mas tem chocolate e cupcake colorido. \o/

Super Avental

Bilhante idéia: um avental reforçado com vários bolsos e containers. Tem até um lugar para carregar o rolo de papel toalha. Para quem souber costurar, é bem simples de fazer. O tecido recomendado é brim, aquele jeans mais molinho, que tem de várias cores e é um tecido um pouco reforçado. Eu não entendo muito bem de costura, mas nesse DIY o autor ensina tudo passo a passo, desde o desenho da forma de avental no tecido.

Então a forma do avental é feita no tecido, o tecido é cortado e costurado e o avental está proto. Agora é que, segundo o autor, vem a parte mais difícil, mas que é diferencial: os bolsos. Ele faz 4 bolsos largos, reforçados que são costurados na parte mais embaixo do avental, grandes o suficiente para caber um frasco grande de desinfetante ou álcool. Depois ele faz bolsos menores, onde outros itens podem ser pendurados, como aquele mp3 que é bom de ouvir enquanto se faz faxina. Depois, usando aqueles ganchos de rapel, uma corda grossa de nylon e uma base redonda,  é feito o suporte do papel toalha. Essa parte é opcional, e pode ser modificada para, em vez de papel toalha, carregar vários panos (aqui no Brasil usamos mais pano que papel).

Uma coisa que eu gostei nesse avental foi a estrutura dele. Não é um avental comum que se amarra nas costas: além do tecido reforçado, ele é preso com aqueles feixes de mochila, pochete, sabe? Aqueles largos, com nylon e fecho de plástico que é bem seguro. Assim, pode-se colocar coisas pesadas no avental que ele não vai desamarrar nem cair.

 

Cupcake de Arco-íris

Essa é uma receita bem fácil quando se tem a massa pronta para cupcakes, como a autora tinha. Mas como isso não vende no Brasil (ainda, eu acho), devemos nós mesmas fazer a receita de um cupcake “sem gosto”, que é, um cupcake branco. Como um bolo com gosto de bolo. Isso porque dependendo da marca de colorante que você escolher, o gosto já estará lá. Claro que você pode escolher uma marca que não tem gosto nenhum e fazer um cupcake de baunilha ou chocolate branco.

Nesse blog tem uma receita que dá 16 cupcakes de chocolate branco. E neste aqui tem a receita de cupcake de baunilha.

Depois de feita a massa, as cores são misturadas não por igual e quão mais heterogêneo ficar, melhor. A quantidade de corante é da escolha de quem faz a receita: a autora do DIY usou pouco, teve gente nos comentários que usou muito… é uma questão de escolha. Asse conforme a receita escolhida e o Cupcake de Arco-íris está pronto. Daí é só colocar aquela cobertura (que é de acordo com o gosto também) e salpicar com granulado colorido ou aquelas estrelinhas.

Esse blog chamado Cupcake us é especializado nesses bolinhos e nesse post deles tem outras opções de cobertura.

 

Mousse de chocolate em tigelinha de chocolate

Essa foi uma das receitas mais criativas dessa vez para mim. E é isso mesmo, mousse de chocolate servido em tigelinhas feitas de chocolate.

No caso do mousse, como essa é uma receita jé muito conhecida, faça-o da maneira que está acostumada. Na receita dessa autora ela usou 6 gemas e 90g de manteiga, e eu, por exemplo, não gostei. Prefiro a receita mais tradicional que eu conheço que usa gelatina sem sabor e creme de leite. Mas enfim, o mousse pode ser feito como você preferir. O mais interessante mesmo são as tacinhas.

Para fazê-las é preciso de bexigas de festa mini, as menorzinhas. Depois de limpá-las bem (por causa daquele pó), encha-as. Então elas devem ser mergulhadas cuidadosamente no chocolate meio amargo derretido mas já a uma temperatura mais amena, para não estourar as bexigas.  Mergulhadas somente até a metade, e mais ou menos generosamente. Depois delas devem ficar descansando sobre um papel manteiga. A generosidade dessa mergulhada vai escorrer um pouco e vai formar a base da tacinha. Depois que estiver firme, elas dever ir à geladeira até que o chocolate fique firme novamente. E aí as bexigas são estouradas e as tacinhas estão prontas.

É só colocar o mousse dentro delas como se elas fossem taças normais, e levar à geladeira no tempo ideal.

Nada é desperdiçado: come-se o mousse e a taça também.

 

Clap-off Bra

Segundo o autor desse DIY, esse é um sutiã muito usado na Síria. Ele abre e cai quando você bate duas palmas. Ainda segundo ele, esse é um artigo erótico muito usado lá, apesar de toda a nossa crença em achar que lá é um país extremamente conservador com relação ao sexo.

Pois bem, eu achei a ideia extremamente interessante e engraçada. Você bate duas palmas e ele cai. Agora imagina uma mulher que sair com seu parceiro ou parceira, vai ao teatro, esquece que está com este sutiã e bate palmas adoidada para a linda peça que acabou de ver. Por isso achei engraçado. Mas não, claro, esse sutiã é uma complexa arte da solda e do arduíno… nenhuma mulher o usaria tão casualmente assim.

Essa peça de vestuário para ser concretizada para esse DIY tomou dois anos do autor, então é um negócio bem complicado de ser feito. Várias soldas, arduíno e programação são as partes fundamentais que esse sutiã seja responsivo o suficiente.

A parte de comando do sutiã fica dividida em duas: a da frente, que abre, e a de trás, que controla e dá energia. Sim, energia. Uma bateria fica costurada ao sutiã, afinal ele precisa de energia para que o comando comece a funcionar.

Mas enfim, apesar do trabalho a ideia é ótima e divertida.