Coincidência: queda da PSN e ataque ao DH no mesmo dia

Coincidência para mim, pelo menos que tenho relações com as duas coisas. Bem da verdade, a PSN estava fora fazia tempo. O DreamHost só aconteceu ser ser ddosed no mesmo dia em que eu vi que a Sony declarou oficialmente que dados de mais de 77 milhões de usuários tinham sido roubados por hackers, em uma brecha de segurança do sistema.Bom, fazia tempo que a Sony estava com graça. Há alguns meses atrás, quando a Sony estava entrado na casa de algums modders de PS3 e confiscando os aparelhos deles eu pensei algo parecido com: “isso não vai dar certo”. E não deu.

Viu? Não te falei? Eu já sabia!

A PSN ficou mais de uma semana fora do ar, com todo mundo se perguntando o que tinha acontecido. Daí a Sony aparece e fala que dados pessoais de usuários do network foram roubados – nome, telefone, número de cartão de crédito, data de validade do cartão de crédito, o número de segurança do cartão de crédito, etc.

Eu fico mal pelos gamers que foram afetados porque, claro, ninguém merece uma coisa dessa. A responsabilidade era da empresa. Há quem diga que ela, ao invés de ter contratado advogados para ganhar processos na justiça, deveria ter contratado webmasters especialistas em seguranças de rede. E eu concordo. A batalha do PS3 para eles já é uma batalha perdida.

E enquanto a Sony desmoronava por um lado, o DreamHost caía do outro lado. E isso nos afetou diretamente, porque o site ficou algum tempinho fora do ar no sábado. E o que aconteceu foi inusitado para mim.

Aparentemente, um site de imageboard chamado 4chon.org estava soltando spam para todo lado, e teve gente que ficou brava. Então o Ryan decidiu gentilmente ddos o DH, com seus (supostos) mais de 3 milhões de zumbis (segundo comentários na página de status do DH). Até agora a situação não está tão normal, segundo a última frase do admin. Nos comentários, vários usuários do DH estavam reclamando de perda de clientes, dinheiro, sono, suor e sangue. Quer dizer que vai ter retaliação por aí.

 

… e quando eu paro para pensar bem, apesar dos pesares, me vem à mente uma piedade.

Coitada da Sony, não é mesmo?

Não é?