Antes de mais nada eu gostaria de fazer um rápido esclarecimento sobre quem é a Hatsune Miku. Ela não é uma “garota” e ela não é uma “cantora holográfica do futuro” como eu já vi escrito por aí. Miku é, primeiramente, uma imagem associada a uma voz para fins comerciais que ganhou, inesperadamente, um publicidade enorme e hoje, por causa dos fãs e do trabalho doujinshi dos fãs, ela é famosa do jeito que é. Como assim?
A empresa Yamaha uma vez resolveu criar um sintetizador de voz (Vocaloid) e resolveu colocar a imagem da Hatsune Miku na capa, com o intuito de aumentar as vendas. Eles não só aumentaram as vendas como uma explosão aconteceu em torno da Miku. E hoje as músicas que existem, os visuais variados que ela tem, as personalidades diferentes que ela assume e inclusive a idade dela é puramente trabalho de fãs. Ou seja, ela existe por meio dos fãs e comunidade ouvinte de sua música. Mesmo porque o programa da Yamaha é muito bom.
Ela é sim hoje uma “cantora holográfica”, mas ela o é somente depois de mais de 4 anos de existência dela na net e nos chans da net. A tecnologia holográfica foi usada no primeiro show dela, somente.
Mas isso é só um esclarecimento meio tl. É que o povo tende a confundir muito, como eu vejo escrito por aí. Dá um pouquinho de raiva.
Mas vamos às imagens:
Para as indagações sobre o n° 39 em umas das cosplays, eis a explicação: 39 é o número da Miku, pois 3 em japonês pode ser lido como mi e 9 como ku, apesar de a forma mais conhecida deles ser “san” e “kyu”, respectivamente.