Especial Instructables #13

Desenho 8-bit em escala para enfeitar jardins ou mesas, presilha de cabelo com LED e um nó céltico: essa seleção Instructables tem bastante coisa geek. Ou não.

Presilha LED

A presilha feita nesse diy é muito bonita, e ainda por cima brilha. Não é nem um pouco difícil de fazer, mas requer um pouco de habilidade com as mãos, já que ela é feita from scratch, e não adaptada de uma presilha já pronta.

Itens: LED bem pequenas, brancas, linha e tecido condutor (comprado em loja de eletrônica), as menoras baterias que você puder encontrar, pedrinhas usadas em jóias (encontradas em loja de armarinhos), cianoacrilato (super-bonder, para os leigos), fios de cortura, linha, fita, tesoura e uma lixadeirinha com a ponta pequena.

A parte principal, a das baterias, foi feita de acordo com este outro diy, que acopla as baterias em uma casca de cola quente. Elas são colocadas no tecido condutor e a LED fica no topo dele, bem exposta. Ela é colada nas baterias com cianocrilato, sem deixar cair muito no tecido, porque essa cola é má condutora; e então a LED deve ser conectada nas baterias com um fio bem fino, e então testada.

Depois é bem variável: as pedrinhas são coladas em cima desse primeiro molde montado e então coladas em volta dessa LED. Uma pedrinha pode ser colocada em cima da LED. Depois é preciso tirar o excesso da cola quente seca, lixando um pouqinho. Para efeitar ao redor, coloca-se a fita costurada, e então usa-se cianocrilato para colar um grampo de cabelo.

 

 

 

Enfeite 8-bit

O resultado é muito bom, mas dá bastante trabalho. A ideia é basicamente fazer um desenho 8-bit colorido em um papel quadriculado e então trasnferi-lo para uma folha de isopor em tamanho maior. Para isso será necessário quadricular o isopor. Fazer a escala é fácil nesse caso: é só fazer quadrados maiores no isopor, e então colocar o mesmo número de pixel do papel para o isopor.

Para colorir, a autora desse diy usou caneta para retropojetor de cores variadas. Caso você encontre tinta para isopor e queira usá-las, pode. Mas deve ser mais difícil. A caneta retroprojetora preta é mandatória, já que os desenhos 8-bit escolhidos tem um contorno preto bem definido.

Para que o enfeite fique em pé, é necessário fazer uma base simples, onde duas folhas de isopor se cruzam:

 

Nó céltico

Para esse, não há melhor instrução do que o próprio vídeo em si. Pela imagem, o resultado é muito bom, e incrivelmente superior aos nós comuns que nós damos nas pontinhas de fios. Totalmente fazível. Acho que de todos os instructables que eu vi, esse é o mais acessível. Não é o mais fácil, porém.