\o/ Nossa décima edição dessa compilação de ideias do Instructables, que continua com o festival de receitas de cupcakes que escolhemos durante a competição de cupcake. Sobre o vencedor? Bem, o vencedor, pelo que vi, fez uma receita de cupcake com drinks irlandeses e cremes tradicionais deles, e não achamos tão interessante para colocar aqui. Mesmo porque é uma receita meio difícil, dada a natureza dos ingredientes. Cupcakes de Portal são bem mais interessantes! :)
The Cake is Not a Lie – Portal Cupcakes
Para fazer essa ideia excelente é necessária uma receita de cupcake de chocolate. Apesar de o bolo de Portal não ser de simplesmente chocolate e sim de floresta negra, ficaria um pouco difícil rechear essa pequena massa com aquele creme cheio de cerejas, isso segundo autor.
Para que o bolinho fique bem parecido, é necessário assá-lo em um recipiente diferente daquele mais comumente usado para cupcake. Sabe as latas pequenas de achocolatado em pó? Servem para assar esse tipo de cupcake. E é essa forma mesmo que é desejada. O autor aconselha não esquecer de maneira alguma de untar as latas. Ele recomenda, inclusive, a usar um papel especial para isso, para facilitar o trabalho.
Depois de assado (de acordo com a receita de cupcake que você escolheu) faça uma cobertura de chocolate e cubra os bolinhos. Depois, polvilhe-os com chocolate ralado, sendo generoso/a. Então comece a decorar, colocando pequenos montinhos de cobertura branca (chantili, marshmallow ou glacê) e em cima desses, meia jelly bean sabor cereja. Creio que a vermelha que temos aqui no Brasil não seja desse sabor. Apesar de essa ser a recomendação do autor, eu usaria pequenos pedaços de cereja mesmo, ou então confettis vermelhos. Nunca jelly beans.
Depois disso coloque uma pequena vela no meio e você terá uma réplica em tamanho reduzido do bolo tão prometido.
Pupcakes – cupcake para cachorro
Essa é uma ideia realmente boa. Cachorros hoje tem várias treats, incluindo chocolate para cachorro, mas cupcake é um negócio realmente diferente e tem o adicional de ser feito pelo dono. Se o teu cão não tem alergias e se estiver ao seu alcance, seria interessante testar algo do tipo para ele, do que simplesmente agradá-lo de vez em quando com um pedacinho de carne.
A autora desse instructable usou:
- 4 xícaras de ração canina moída
- 1 xícara de ração canina em pasta
- 1 maçã (ou cenoura) em pedaços
- 1 xícara de manteiga de amendoim
- 1/3 de xícara de óleo de canola
- 1/3 de xícara de mel
- 1 xícara de purê de abóbora em lata para a cobertura (não temos isso aqui, então deve ser feito na mão. O que é melhor do que industrializado eu acho. A autora diz que abóbora é excelente para o trato digestório do cão)
Depois de moer todos os ingredientes duros e fazê-los virar pó, misture tudo e asse a 200ºC por 35 minutos. Use forminhas para cupcake ou unte a forma convencional. Espere esfriar, cubra com o purê de abóbora e salpique um pouco de ração por cima. Sirva para seus cães como recompensa.
Essa é uma receita extremamente complicada que envolve fazer seis massas diferentes de cupcake (para formar o arco-íris), torradas, creme para torradas e foundant.
A receita para o cupcake deve ser qualquer uma em que ele seja branco, preferivelmente o de baunilha porque tem gosto mais suave. Divida a massa em seis e utilize um colorante para alimentos diferente, nas cores do arco-íris. A recomendação da autora é usar vermelho, amarelho, laranja, azul, verde e roxo. Mas isso também é opcional. A massa deve ser disposta nas forminhas cuidadosamente em camadas, para não misturar.
Para fazer a massa da torrada:
- 2 vezes 3/4 de farinha
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de fermento
- 1 xícara de manteiga derretida
- 1 e 1/2 xícara de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
pré-aqueça o forno a 190ºC. Misture a farinha, o bicarbonato e o fermento e reserve. Em outra tigela misture a manteiga e o acúçar, depois o ovo com a baunilha e depois junte tudo com cuidado. A autora usou uma fôrma que continha a forma exata dessas torradas. Quem não tem uma dessas terá que usar outro método para colocá-las na assadeira da forma desejada. Assar de 8 a 10 minutos, até ficar dourado.
Para o recheio:
- 5 xícaras de açúcar de confeiteiro
- 1/2 xícara de manteiga (derretida)
- 3 colheres de sopa de leite
- 1 colher de xá de essência de baunilha
- colorante para alimentos cor rosa
Bata a manteiga até que ela fique fofa. Adicione os outros ingredientes aos poucos até que fique em uma consistência desejada. O colorante vai por último (5 gotas). Reserve um pouco dessa massa sem colorir para usar um colorante preto e fazer a carinha do gato no final.
E então, chegou a parte do foundant. A autora usou uma mistura pronta. Basicamente, deve-se fazer as formas do gato e juntá-las como massinha.
Depois de tudo isso, é só montar o gatinho: