Mirai Nikki (Future Diary)

Esse anime me fez ter um pouco de medo em pensar na hipótese de eu ter um diário que prevê o futuro.

Já vimos em Mawaru Penguindrum que ter um diário que prevê o futuro não é garantia de sucesso (coitada da Ringo). Em Mirai Nikki, a situação é muito mais tensa e perigosa.

Primeiramente, esse é um anime que entra no gênero (que eu não sei ainda se tem um nome específico para ele), em que os personagens são obrigados a participar de um jogo sádico ou meio-sádico por conta de um superior que comanda o jogo. Quem conhece Battle Royale e Gantz (me refiro somente ao anime) sabe que isso não termina bem. Em segundo lugar, fica avisado aqui que esse é um anime onde personagens morrem, nós querendo ou não. Como ele entra na classe de horror e terror psicológico, não tem muito problema, já que a intenção é perturbar (muito diferente de um anime de comédia como Gurren Langan que mata o protagonista no sétimo episódio).

E aviso também que apesar de ser um anime que tem uma pequena dose de sofrimento e gore, nada é cruel e injustificável como em Deadman Wonderland em que os personagens sofrem como condenados sem nenhum motivo razoável. Mirai Nikki não tem crueldade sem limites.

A questão é a seguinte: Amano Yukiteru é um garoto de 14/15 anos que não se envolve com outras pessoas e suas atividades além do mais ritual se restringe a escrever no celular tudo aquilo que ele vê. Em exagero. Ele mantém no celular um diário, onde ele registra em mínimos detalhes o que ele vê (inclusive se a pedra que tem na rua por onde ele passa está virada do lado contrário ao usual).

E Amano tem uma imaginação fértil. Em seu quarto, ele se comunica com suas entidades, um deus chamado Deus Ex Machina e a ajudante desse deus chamada Mur Mur. Segundo Amano, eles dois são os únicos amigos que ele tem. Até que Deus Ex resolve mexer nas coisas um pouco e decide colocar Amano em um jogo.

 

 

Deus Ex então dá ao celular de Amano o poder de prever o futuro. Em vez de o celular mostrar o que foi gravado nele, ele passa a mostrar o que vai acontecer dali a alguns minutos, cronometradamente. E Deus Ex não dá isso somente a Amano: ele concede essa dádiva para mais 11 pessoas, e todos eles irão participar em um survival game onde o vencedor irá suceder Deus Ex no seu posto de deus do tempo e do espaço. Bem tentador. Com exceção de que, por ser um survival game, os participantes tem que matar uns aos outros usando o poder dos seus respectivos diários.

Claro, cada um dos participantes tem um diário diferente com uma característica própria, baseada no diário que eles mantinham antes de entrarem para o jogo. Um dos participantes, por exemplo, mantém um diário tradicional japonês, em um rolo extenso de papel.

A sorte de Amano é que uma menina que gosta dele também está no jogo. E ela não só gosta dele como é insana por ele, além de ser yandere: Gasai Yuno. E eles dois fazem uma “dupla” para conseguir sobreviver no jogo.

 

Mirai Nikki é bastante intenso. Os personagens são gananciosos, muitos deles não são gente boa, dois deles são serial killers, uma outra é terrorista, então a situação é bastante perigosa para um ser inofensivo como Amano. E o conflito psicológico desse protagonista é algo que nos causa empatia ao mesmo tempo que nos faz borbulhar de ódio: a situação dele é terrível, Yuno é uma yandere assassina, mas isso não justifica ele ser tão imaturo e covarde.

Só que Amano começa a desenvolver uma certa coragem ao longo dos acontecimentos, e então ele para de ser tão irritante.

 

Mirai Nikki é um anime tenso, de fazer você agarrar os braços da poltrona enquanto assiste. Ele não vai te assustar, mas o survival game é tão sério e os personagens são tão perigosos que você fica numa ânsia imensa em querer saber o que vai virar toda essa história. De certo, o final não será feliz. Mas uma história não precisa ter um final feliz para ser boa. Eu espero que seja mindblowing. Quem leu o mangá fala que é.

Cuidado: o mínimo de gore que Mirai Nikki tem pode não ser adequado para certos tipos de pessoa, então tome cuidado quando for assistir ou quando for chamar alguma outra pessoa para assistir com você.

Mais info (ANN): http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=12896