Indie Games Selection – Sweat Life

Confesso que eu não consegui chegar ao fim desse jogo. Desisti depois de ter tentado algumas boas vezes, depois de ter sucumbido ao stress e depois de ter sido espancado até a morte, várias vezes.

Basicamente, Sweat Life é um jogo sobre qualquer pessoa que trabalha muito e vive sob condições miseráveis. E eles sobrevivem. O jogo revela como é difícil sobreviver nessas circunstâncias – e creio que muitas dessas pessoas nem se dão conta do esforço necessário para viver desse jeito.

O objetivo do jogo é sobreviver 3 dias apenas, fazendo com que os seus status mantenham níveis saudáveis. Sua saúde nunca pode atingir 0%, assim como o conforto e a energia. O stress e a dor nunca podem atingir 100%. Se o contrário disso que eu falei acontecer, é game over.

Parece fácil dizendo assim, só que na verdade o jogo coloca esse protagonista anônimo em condições horríveis. Primeiramente, ele mora em um lugar sujo e pequeno à beira de um rio poluído. Em segundo lugar, ele deve começar a trabalhar às 6 da manhã e terminar somente à noite, tendo a exclusividade de meia hora de almoço. Para chegar até o trabalho, ele tem que passar por guardas que gratuitamente decidem espancá-lo. Sim, somente de você passar perto, eles querem te bater – e se eles te espancarem, sua saúde vai para 0%…

Enquanto ele está trabalhando, o jogador tem que ficar acertando no teclado as letras que aparecem ao fundo da tela. Se ele não acertar, o protagonista começa a ficar muito estressado. Se o stress atinge 100%, o jogo acaba com um game over.

Então paciência reina para terminar esse indie game. Porque são muitas teclas, tem que apertar muito rápido. Depois de um tempo que você joga muito, você fica condicionado pelo apito da hora do almoço, começa a ansear por ele.

Esse indie game é um retrato muito bom do modo de trabalho subhumano e maquinal. Eu não consegui sobreviver 3 dias, e fiquei pensando: “quem conseguiria sobreviver mais do que isso nessas condições?”. Ter que acordar muito cedo para trabalhar, ser espancado sme motivo algum, ter que fazer um trabalho mecânico e estressante. Apesar de Sweat Life ser um indie game bastante difícil porque ele requer muito do jogador (e claro, essa é a intenção), acredito que vale a pena ser testado.

Mais info (Indie Games Dev Blog): http://indiegames.com/2011/10/browser_game_pick_sweat_life_b.html

Para jogar (site oficial): http://www.get–a–life.com/games/sweatlife.html

  • Noruniru

    Parece ser daqueles jogos que você tenta,tenta,e termina com vontade de tacar o teclado no chão.

    Já falei como o seu blog é fofo-bonitinho-e-ótimo?

    • anonimo

      Realmente, parece que daria vontade de quebrar tudo ><