Ludum Dare Selection – Hotel Escape

Eu realmente esperava que o jogo seria somente um plataformer com alguns puzzles que geralmente eles têm. A premissa é bem simples: um funcionário de um hotel fugindo do tal hotel. Sem justificativa.

No entanto, a suspeita se faz justificável: o jogo começa simples demais. Apenas plataformas e alguns espinhos perigosos para se desviar. E só. Sem inimigos, sem grandes plataformas. Poucos comandos também: esquerda, direita e Z para pular.

Só que o jogo não permite que você continue a partir de certo ponto, e não só eu como outras pessoas que jogaram (vi isso pelos comentários no Indie Game Dev Blog) começaram a suspeitar da sua própria inteligência por não conseguir passas uma linha simples de espinhos.

Simplesmente porque não é para se tentar passar ali.

Na descrição de Hotel Escape no Ludum Dare lê-se:

A simple platformer. Arrow keys to run. Z to jump. Escape to exit.

Reparem: escape to exit

E é aí que o jogo começa. Ao pressiona ESC, e ao selecionar YES, você de fato sai do jogo inicial, e por essa quarta barreira você passa ao jogo de verdade, que mais parece um jogo mal codado. A música começa a tocar ao contrário. Os sprits não se encaixam mais e o protagonista começa a ter aquele “rastro fantasma” atrás dele. Mas o jogo é esse, de verdade: conseguir andar nas palataformas e evitar os espinhos dentro desse mundo distorcido e perturbado:

Pode-se dizer que é clichê que em um escape game tenha que apertar a tecla ESC para resolver o problema do jogo. Mas o interessante para mim não foi isso, e sim a estética que o jogo propôs depois disso.

Como se você tivesse realmente passado por algum lugar secreto e acabado na parte detrás do jogo, do cenário. Na parte de trás do palco do teatro. E isso particularmente me interessa, porque é um dos lados da obra que não se vê geralmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

O que me lembra que minhas partes favoritas em Portal  eram aquelas em que você chegava atrás das salas de testes e via nas paredes as mensagens que outras cobaias deixaram, acompanhadas de barras de ferro soltas, escadas enferrujadas e resto de habitações deixados no chão.

Hotel Escape se prova uma experiência curtíssima, mas proveitosa em fator dessa estética.

Info (Indie Games Dev Blog): http://indiegames.com/2011/08/freeware_game_pick_hotel_escap.html

Para jogar (official competition site): http://www.ludumdare.com/compo/ludum-dare-21/?action=preview&uid=1604